Como baixista nunca dei certo. Um pouco péla falta de maturidade para dedicar-se ao instrumento e também por não levar jeito para 'a coisa'.
No entanto, passei a apreciar muito o som de 4 cordas (principalmente solos) e a visão muda depois que passamos a estudar música.
Nesse período da adolescência, todas às quintas-feiras tinha aula com o professor Paulonez, onde conheci muitas bandas.
Uma delas foi o Made in Brazil. Me recordo dele colocando o CD no rádio (bem diferente dos tempos atuais que tudo é no PC) e eu achando o máximo aquela banda formada em 1967 fazendo um rock n roll com pitadas de blues. Típica banda 'old school'.
Paulonez sempre teve um grande coração e após eu dizer que adorei a banda recebi o CD, por empréstimo, para poder ouvir por algumas semanas.
Viciei no som!!
Era uma coletânea com as melhores músicas do grupo paulistano. Estava sempre escutando 'Jack, o estripado', 'Anjo da Guarda', 'Tudo bem, tudo bom', 'Uma banda Made in Brazil', 'Minha vida é rock 'n rol' e etc...
Um som 'simples' com letras engraçadas. Não tem porque não gostar do grupo brasileiro mais antigo em atividade (até onde se sabe)!
Em 2002, véspera da final da Copa do Mundo (pentacampeonato do Brasil. Vitória dos comandados de Felipão sobre a Alemanha por 2 a 0), vi o Made In Brazil ao vivo.
O evento ocorreu no SESC São Carlos. Um lugar bom e onde se fica próximo do palco. Tendo uma boa relação banda-público.
Todos os clássicos da banda foram executados e os integrantes foram muito simpáticos e bem-humorados. Naquele dia soube , através dos próprios durante o show, que tiveram um CD gravado nos anos 70, que foi censurado pela ditadura militar e estariam lançando somente naquele período (saiu em 2005). Logo o Made in Brazil, uma banda com letras engraçadas e que falam do cotidiano passarem por essa situação. Tudo porque qualquer dúbia interpretação ou a capa poder parecer uma crítica, já tem o trabalho censurado pelo governo. Há quem ainda queira a volta da ditadura, mas isso é outro papo.
![]() |
CD censurado pela ditadura militar |
Enfim, foi uma noite bem agradável.
Os anos se passaram e segui curtindo mais rock n' roll. Dia 8 de outubro terei a oportunidade de ver o Made In Brazil novamente. Desta vez, mais velho (eu), podendo ouvir de novo em um outro momento da minha vida, creio que escutarei com 'outros ouvidos e aproveitarei mais'.
Mas sabendo também que certamente o público será diferente. Um pessoal mais voltado a filmar e fotografar o show e postar nas redes sociais do que curtir as músicas. Isso eu lamento e acho triste essa mudança .Enfim...espero ter bom proveito de uma das melhores bandas tupiniquins e que me fez gostar logo de cara!
Créditos da fotos: divulgação