A minha viagem mais marcante, não necessariamente o lugar mais bonito, que estive foi o Uruguai. Março de 2014 fui estudar espanhol em Montevidéu e após 27 dias retornei com várias histórias. Algumas serão relatadas neste blog.
Esta postagem abordará a minha saída de ônibus de Porto Alegre até a capital uruguaia.
Trajeto: Era sábado de carnaval. Mas meu foco era um só: a viagem para a República Oriental do Uruguai. Passei a tarde toda pensando nessa minha aventura inesquecível.
Me recordo de sentar em uma poltrona no final do ônibus. Ao meu lado chegou uma pessoa e eu educadamente disse: 'Oi'.
A resposta foi: 'Speak English'?
Afirmei que sim e começamos a conversar. O ser que me acompanharia até o destino final se chamava Mark, era um dinamarquês que vivia em Manaus/AM e estava na capital gaúcha visitando um amigo. Iria de férias conhecer o Uruguai! Que caso único!
Mesmo sendo de noite e com um pouco de sono não conseguia dormir. A ansiedade em atravessar a fronteira e ver novas paisagens era grande!!!! Parecia que o Rio Grande do Sul não terminava!
Demorou, mas cheguei ao norte do Uruguai e aquela sensação: 'mais um país para a coleção!'.
O ônibus parou em algumas cidades antes de chegar a maior cidade daquela pátria. O que me chamava a atenção era a simplicidade dos municípios (Melo, Treinta Y Três,San Carlo e possivelmente mais dois que não recordo o nome) . Bem parecido com cidadezinhas do interior. O ar de calmaria que passava era muito grande. Em um mundo com tantos prédios, escritórios é bom ainda perceber que há lugares que tem muito verde, gado e tranquilidade.
A única exceção foi Punta Del Este, onde parecia um lugar bem artificial e totalmente voltado ao turismo. Uma cidade fora dos padrões de outras uruguaias.
Por volta das 9h da manhã no Uruguai (onde naquela época tinha uma hora de diferença para o de Brasília) cheguei ao destino final.
Cheguei a dividir o taxi com o dinamarquês que me acompanhou no trajeto. Após o motorista deixá-lo em seu hotel, pouco depois fui para o hostel na Ciudad Vieja (centro antigo de Montevidéu). Com muito sono, só perguntei onde era o meu quarto. Dormi o dia inteiro e a noite acordei...onde de fato começou minha viagem....e vejam as próximas postagens.
Além da Estrada:
Um filme que aborda bem o que foi relatado nesta postagem chama-se Além da Estrada. A obra mostra todo o Uruguai. Começa na capital e passa pelo interior. Quem conhece o Uruguai e vê o vídeo dirigido pelo brasileiro Charly Braun sente uma nostalgia e vontade de poder voltar ao passado. A história é bobinha. Fala de um argentino que tenta conquistar o coração de uma belga (que vai atrás de um uruguaio). Apesar da história previsível, só por mostrar este belo país já vale a pena assisti-lo.